![]() |
Foto tirada do site do jornal Extra |
Uma pesquisa de mercado da Organização de Turismo da Coreia do Sul referente ao ano de 2019 mostra que o K-pop desponta como o mais forte impacto da Hallyu (onda cultural sul-coreana) entre estrangeiros. Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira, dia 16 de julho, 86,6% dos turistas entrevistados mostraram que a preferência pelo k-pop influenciou a decisão de visitar o país.
Também foram avaliados como fatores positivos a expansão da demanda turística: as séries, a gastronomia, os produtos cosméticos, os programas de entretenimento, a indústria da moda, entre outros produtos culturais sul-coreanos.
As despesas gastas com o turismo foram em média R$5,3mil por pessoa. Alguns produtos e serviços atrativos para os turistas, e que receberam destaque no relatório, foram lojas de conveniência, cafés e estabelecimentos próximos de casas de shows ou estádios. Atrações como encontros com artistas, os chamados fan meetings, também apresentam alta demanda.
Atividades comuns entre os fãs de k-pop envolvem encontros de fã-clubes e eventos com participação de idols ou atores. Dos entrevistados, mais de 40% disseram visitar a agência ou a loja oficial de mercadorias referentes a grupos musicais. Entre estes, o nível de satisfação ficou em 90%.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos fãs de k-pop a nível global tem entre 10 e 20 anos. No entanto, aqueles considerados com capacidade econômica de viajarem por seus próprios interesses estão na faiza de entre 20 e 30 anos, principalmente. Por isso, é esperado um aumento desse turismo no futuro, quando o grupo mais novo tiver poder aquisitivo próprio.
Para entender o comportamento de fã-clubes, a instituição ouviu alguns membros de fanbases. Entre eles, dois brasileiros, que falaram sobre suas atividades e expectativas em relação ao k-pop.
Um deles disse que sua contribuição em divulgar os trabalhos do Monsta X no Brasil é por meio da tradução de material sobre os integrantes. Já o outro afirmou que gostaria de ver uma organização brasileira ou coreana cooperar com a Organização de Turismo da Coreia para promover mais a Hallyu por aqui.
O relatório destacou que, com relação ao interesse turístico provocado pelo k-pop, não foi considerado um artista específico, mas a preferência pelas celebridades coreanas em si. No entanto, a Organização de Turismo da Coreia do Sul levou em conta os resultados de uma pesquisa online sobre popularidade de grupos de k-pop, feita em agosto a setembro de 2019. Os dados mostraram o BTS em primeiro lugar, com 36,1% das respostas, seguido do EXO (10,4%), Super Junior (8,2%), BigBang (5.6%) e Shinhwa (3,0%).
Sobre o BTS, o documento afirma que os entrevistados indicaram como ponto positivo o grupo "transmite boas mensagens aos jovens através da música". Os sete integrantes (RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook) foram nomeados embaixadore da campanha Generation Unlimited (Geração sem limites) da Unicef em 2018, quando fizeram o discurso de lançamento do programa da ONU.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário