Por que o K-POP é tão popular?

Resultado de imagem para Kpop
Foto tirada do Google

Você está entre as milhares de pessoas que nunca se cansam de ouvir K-Pop? Eu sei como é, quando se escuta uma vez não tem como parar. Mas a pergunta que não quer calar é: como a música popular coreana conseguiu conquistar o mundo em tão pouco tempo?

Por incrível que pareça, tudo começou nos anos 90, desde então o fenômeno chamado Hallyu, ou Onda Coreana, tem dominado o mundo aos poucos. Basicamente a cultura sul-coreana tem ganhado mais espaço ao longo dessa década, esta onde inclui a música pop coreana, programas de TV, alimentos e cosméticos.

A cultura coreana conquistou o coração dos chineses quando um dos famosos seriados coreanos, chamado "What is love?", este foi exibido na China em 1997 e teve mais de 150 milhões de espectadores, a música pop sul-coreana também ganhou popularidade na China, começando com um show da boy band H.O.T.

A banda vendeu mais de 12 milhões de discos só na Coreia do Sul e foi uma das primeiras a fazer sucesso em outros países, foram eles quem abriu caminho para muitos ouros artistas.

A música pop sul-coreana é sem duvida a obra cultural mais popular vinda da Coreia, e ela não se limita somente ao pop, veja abaixo outros gêneros:
  • Dance Pop
  • Hip Hop
  • Techno
  •  R&B
  •  Baladas
  • Rap
Depois de conquistar a China, o K-Pop chegou ao Japão e se tornou popular entre os adolescentes e jovens adultos. O gênero também ganhou popularidade em partes da América Latina, EUA, Europa Oriental e Norte da África. Em 2009, o grupo Wonder Girls conquistou o mercado americano e se tornou o primeiro grupo coreano na parada da Billboard Hot, mas o KPOP não havia atingido seu auge, pelo menos até 2010.
Foi quando chegou a música Gangnam Style, do PSY, o single foi lançado em 15 de julho de 2012 e imediatamente ficou no topo das paradas musicais sul-coreanas, durante os meses seguintes a música ganhou uma marca impressionante no mundo. Este foi o primeiro vídeo a atingir a marca de 1B na plataforma.

Este sucesso abriu caminho para uma geração de artistas, que hoje em dia estão quebrando recordes, como EXO, BIGBANG, 2PM e TWICE.

Um exemplo de grupo que anda fazendo muito sucesso atualmente é o BTS, grupo composto por 7 integrantes, sendo eles: Jin, Suga, RM, J-Hope, Jimin, V e JungKook.

O grupo lançou sua primeira música de junho de 2013, e desde então tem um exército de fãs em todo o mundo. Em 2017, eles ganharam um prêmio na Billboard Music award, dado pelos fãs em plataformas e redes sociais, e como se não bastasse, receberam também em 2018. Naquela noite, eles se tornaram os primeiros coreanos a se apresentarem nesta premiação.

Agora quando o assunto é ganhar popularidade em nível mundial, as redes sociais são indispensáveis, o PSY quase quebrou a internet com suas bilhões de visualizações no YouTube.

O KPop tem se tornado uma sensação mundial simplesmente porque esses artistas fazem apresentações incríveis, em que todos os membros dançam em perfeita sincronia, têm vocalistas incríveis e impressionam o público com clipes muito bem feitos.

Mas vocês já ouviram uma música, mesmo sendo apenas uma vez, e ela não saia da sua cabeça por horas? Como isso pode acontecer?

Primeiramente, este fenômeno muito comum é chamado de earworm ou minhoca do ouvido.
Segundo, pesquisadores da universidade Dartmouth, nos EUA, colocaram voluntários para ouvir música. Sem aviso, a música parava, e quando a melodia era reconhecida pelo ouvinte, o córtex auditivo continuava  trabalhando, relembrando a melodia. Quando a música era desconhecida, a mente do indivíduo ficava vazia. Para ocupar esse espaço, o cérebro começava a repetir o que tinha acabado de ouvir.

O fenômeno fo K-Pop é tão grande que ser um artista é o sonho de muitos adolescentes sul coreanos, quem está dispostos a transformar esse sonho em realidade faz aulas de canto, dança e teatro desde cedo, ser um artista de k-pop não acontece por acaso, é um processo longo que exige muito trabalho, dedicação e treinos rigorosos, e muitos grupos tem colhido frutos de tanto trabalho duro.

Comentários