Coisas no K-Pop que você precisa se acostumar

1) Idols limpando o nariz e usando máscaras

   

Primeiro, você verá muito os Idols limpando o nariz em programas e em fotos mesmo, isso porque a Coreia é um país muito frio e úmido, esse clima faz com que o nariz escorra muito.

Já as máscaras são algo quase cultural em toda a Ásia. Se você estiver gripado, tem que usar máscara para não contaminar outras pessoas, caso você não esteja usando, ninguém se aproximará para não se contaminar. Também, existe muitas pessoas alérgicas a pólen e poeira, então eles usam máscaras, principalmente na primavera. Mas, mesmo pessoas que não estejam doentes ou não tenham alergias usam máscaras para se prevenirem de doenças contagiosas, especialmente durante algum tipo de surto viral.

Na primavera o motivo comum, seriam as alergias ao pólen. 
No verão o uso de máscaras é para a prevenção de doenças comuns nessa época como viroses. 
No outono e inverno, as máscaras são usadas para a prevenção de gripes ou simplesmente para proteger o rosto do vento ou do frio. Enfim, em todas as estações há um bom motivo para se usar máscaras cirúrgicas descartáveis.

2) Vídeos e conceitos bizarros ou macabros

Por causa da quantidade imensa de artistas, os conceitos e músicas ficam enfadonhos, cansativos, pois toda vez que surgia uma nova tendência, todo mundo copiava e ficava tudo igual. 
É por isso que ,de acordo com os anos, o Pop asiático, Kpop, foram ficando cada vez mais diversificados, os artistas procuram usar vários gêneros musicais, estilos e conceitos diferentes para chamar mais atenção do público.

E por influência da moda ocidental e da cultura dos animes, os vídeo clipes foram ficando cada vez mais coloridos e fashions, mas com o tempo apenas isso já não chamava mais atenção, então a coisa evoluiu para conceitos MUITO exagerados, que são, obviamente, puro marketing, um visual extravagante prende mais a atenção do que uma música boa e você verá isso constantemente no KPop, tanto quanto no resto do pop Asiático.Já em relação a coisas macabras, é bem comum ver vídeo clipes sombrios e até macabros, isso porque a cultura do terror é muito difundida na Ásia, inclusive, os filmes de terror japoneses são considerados os melhores do mundo pelos críticos de cinema.

Vídeos:
Voodoo Doll - VIXX 

 I'll be There - Taeyang
 


Full Moon - Sunmi



 3) Contratos escravos e Abusos verbais e Sexuais

A maioria dos Idols passam por aulas de dança, canto, atuação, línguas estrangeiras, etiqueta, etc. Esse é o famoso período de "Trainee", onde eles treinam mais de 9 horas por dias, para estarem completamente preparados para atuar em vários ramos do meio artístico. A maioria dos contratos tem de sete a onze anos de duração e quando a pessoa quiser (ou precisar) quebrar esse contrato é obrigada (na maioria das empresa) a pagar uma taxa de quebra de contrato. Vários grupos já entraram em processos com suas empresa alegando contratos abusivos, exemplos são: JYJ, B.A.P, Block B. 

Veja alguns exemplos de abusos feitos por CEOs e membros de empresa do K-Pop:

• Ex-trainee revela em entrevista que foi estuprado e abusado sexualmente em agência. Veja a matéria aqui.
• CEO da Open World Entertainment foi preso por supostas acusações de assédio sexual. Veja a matéria aqui.
• Ceo da Star Empire, Shin Joohak, denunciado por antigo abuso de 9MUSES em documentário. Veja a matéria aqui.
• Líder do ZE:A revela segredos explosivos sobre o CEO da Star Empire! Veja a matéria aqui.

4) Acidentes de carro

Acontecem muitos acidentes de carros com os Idols coreanos, é claro que pela quantidade exorbitante de grupos e cantores que a estatística aumenta, mas não é apenas isso. Ao contrário daqui do Brasil, que a maioria dos acidentes são causados por pessoas embriagadas (bêbadas), na Coreia, geralmente são por excesso de trabalho, os motoristas ficam muitas horas seguidas dirigindo, as vezes tomam remédios para ficarem acordados e dirigem com mal tempo (não quer dizer que não tenha coreano(a) dirigindo bêbado, mas a maioria dos acidentes são causados por excesso de trabalho). Pode-se também levar em conta que os coreanos geralmente são péssimos motoristas, mas em certas condições como tempestades ou nevascas são difíceis até para motoristas experientes. Sendo assim a incidência de acidentes com Idols é muito alta. Se acostume.

5) Bromance

O "Bromance" (amizade de "amigos") é quase cultural na Coreia, já que ter um bom amigo é raro, toda amizade é romantizada. E pela própria cultura "conservadora" e machista, é muito difícil um homem ser realmente amigo de uma mulher (sem segundas intensões), sendo assim a amizade só é considerada "verdadeira" apenas entre homens ou apenas entre mulheres.
E é comum na Coreia ver homens de mãos dadas, podem ser pai e filhos ou as vezes "apenas amigos", mas como dito anteriormente, a cultura coreana é muito homofóbica, eles não aceitam que exista homossexuais, então para eles, toda demonstração de carinho entre pessoas do mesmo sexo é apenas "amizade".

6) Idols machucados o tempo todo

Todo mundo se machuca, mas no K-Pop a frequência é muito maior, as vezes pode ser uma simples torção, escorregão resultando em algum osso quebrado, até acidentes de carro e coisas mais graves.

As coreografias também são muito difíceis e é comum que os Idols tenham torções ou vergões (manchas) por causa dos treinos de dança que geralmente duram 9 ou mais horas por dia. Inclusive, se você pesquisar "kpop bruise" no google imagens verá várias fotos de Idols com manchas e machucados.

É claro que essa frequência é explicável, existe uma quantidade imensa de grupos e cantores, sendo assim, maior será a probabilidade de alguém aparecer machucado. Então se acostume a ver os Idols com pernas, braços, mãos, dedos,  e etc enfaixados.
Você também verá com certa frequência, Idols com orelhas enfaixadas, isso porque a maioria deles, principalmente membros de boygroups usam muitos piercings nas orelhas e as vezes os buracos infecionam ou rasgam (daí eles tem que fazer cirurgia).

7) Grupos e artistas dublando quase o tempo todo

 A coisa do Lip Sync é tão grande que os fãs de K-Pop criaram um programa chamado "Mr Removed", MR é de Music Recorded (música gravada, ou seja a melodia) e 'remove' (remover), esse programa remove o backvocal e a melodia principal da música para que os fãs saibam se eles estão dublando ou não (na maioria das vezes eles estão dublando mesmo). Inclusive, existe vários canais no youtube que apenas postam apresentações com "Mr Removed", veja alguns nos links: 1, 2, 3

 8) Idols comendo

Os asiáticos comem de boca aberta e fazendo barulho, então, quando ver programas e entrevistas com grupos coreanos ou assistir filmes e séries coreanas já saiba que verá as pessoas comendo de boca abertas fazendo barulho e abrindo muito a boca.

9)  Hierarquia de idade

Na Coreia do Sul, assim como na maior parte dos países da Ásia, existe a Hierarquia de idade, que é o respeito por mais velhos.
Aqui no ocidente respeitar os mais velhos é uma "gentileza", você faz se quiser, por "educação" ou porque a pessoa te pediu, porém na Ásia é obrigatório, se você não tratar os mais velhos inadequadamente vai sofrer com as consequências.

E quando falamos de "mais velhos" não nos referimos apenas as pessoas idosas, mais qualquer um mais velho, pode ser 5 anos ou 5 dias, você terá que tratar a pessoa formalmente até que ela ou ele te dê autorização para falar informalmente.

Veja alguns exemplos da hierarquia de idade entre os Idols do K-Pop:

- O GOT7 participou do programa "The Qmentary", onde foram perguntados qual era o membro "mais louco" e eles responderam Yugyeom, "Porque ele briga com os membros mais velhos".

- Em 2015 uma discussão entre duas Idols virou escândalo na mídia coreana. Kim YeWon, ex-integrante do extinto grupo Jewelry e a atriz Lee TaeIm que brigaram durante a gravação do programa Tutoring Across Generations. A Taeim é mais velha e ficou puta de raiva porque Yewon estava falando "informalmente" com ela.

Fonte: HallyuTown
Fotos tiradas do Google

Comentários